História iadê

__breve histórico,

                              instituto iadê

 

(Prof. Doutor Auresnede Pires Stephan – FAU/USP)

 

Após hiato de 30 anos, renasce um novo iadê sintonizado com o Século 21,mas permanece o espírito do seu fundador Ítalo Bianchi e seus sócios Álvaro Landerset Simões e Paulo Ramos Machado, que na década de 50, momento em que São Paulo se transformava em metrópole, inauguraram o iadê – Instituto de Arte e Decoração, direcionados a um público e mercado específicos para suprir o que era inexistente na cidade.

 

O curso do iadê, com duração de três anos, além da preocupação com o estudante e sua formação especializada, contava com o Estúdio Bianchi, que estabelecia a integração entre a instituição de ensino, a indústria e o mercado.


O instituto contratava como professores e palestrantes, profissionais no quetange às artes visuais, à arquitetura, história da arte, desenho de interiores e matériasespecíficas, transformando aquela escola em referência nacional. Assim expoentesprofissionais professores e ex alunos: Ricardo e Ruy Ohtake, Laonte Klawa, Haron Cohen, Baravelli, Nelson Leirner, Guto Lacaz, Marcelo Nitsche, Carlos Perrone, Sérgio Ferro, Tizuka Yamazaki, Sageje, Samy Bussab, Antônio Benetazzo, Carlos Henrique Heck, Wollner, Wesley Duke Lee, Carlos Fajado, Sérgio Romagnolo, Maria Alice Milliet, Alba Noschese, Rafic Farah, Luiz Paulo Baravelli, José Resende, Lenora e Fabiana de Barros entre outres, em muito contribuíram para a projeção do instituto naquele período.

 

No ano 1969, um novo momento também histórico para a cultura paulista, porexigência do Ministério de Educação e Cultura, MEC, o iadê, Instituto de Arte e Decoração é transformado em Colégio Técnico de Desenho de Comunicação, atendendo aos pré-requisitos da escola de nível médio, mas que apresentava em sua estrutura curricular, aquilo que hoje denominamos de design e arte. O colegial iadê trazia em sua estrutura curricular, os fundamentos da expressão artística aliada aos conceitos de projeto, tanto no âmbito do design de produto, quanto na comunicação visual, o design gráfico. 


O tempo passou e no ano de 1987 o iadê encerrou sua profícua jornada de educação e cultura junto à sociedade paulista. Mas, no entanto, podemos observar que durante este hiato de 30 anos, foi mantida uma chama viva e as boas lembranças de todos aqueles que tiveram a oportunidade de ali estudar e de conviver numambiente de amplo e cultural.


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Translation


A new IADE is born again after a 30-year hiatus. A new IADE is born again alligned with the 21st century, but in keeping with the spirit of its founder Italo Bianchi and his partners  Alvaro Landerset Simoes and Paulo Ramos Machado, who, in the 1950s, a moment in which Sao Paulo was becoming a metropolis, inaugurated IADE - Instituto de Arte e Decoracao - targeting a specific public and a specific market, to supply what was non existant in the city.

 

The Institute hired, as teachers and lecturers, professionals whose expertise was visual arts, architecture, Art history, interior design and specific subjects, transforming that school into a national reference.

 

So, very highly regarded professionals and ex alumni, such as Ricardo and Ruy Ohtake, Laonte Klawa, Haron Cohen, Baravelli, Nelson Leirner, Guto Lacaz, Marcelo Nitsche, Carlos Perrone, Sergio Ferro, Tizuka Yamazaki, Sageje, Samuel Bussab, Antonio Benatazzo, Carlos Henrique Heck, Wollner, Wesley Duke Lee, Carlos Fajado, Sergio Romagnolo, Luiz Paulo Baravelli, José Resende, Lenora and Fabiana de Barros, among others, contributed very much to the projection of the Institute at that time.

 

In 1969, a new moment also of historical significance for the culture of Sao Paulo: Ministerio de Educacao e Cultura ( MEC) demands that IADE - Instituto de Arte e Decoracao - be transformed into Colegio Tecnico de Desenho de Comunicacao, which was structured according to the requirements of a secondary school, but which had in its syllabus structure what we call today art design.

 

Colegial IADE had in its structure  the fundamentals of artistic expression, together with the concepts of project, not only in relation to product design, but also in relation to visual communication graphic design.In this new period the school was directed and managed by Emilio Fernandez Cano and Maria Izabel Franco.

Time went by and in 1987 IADE ended its successful educational and cultural journey in the society of Sao Paulo.

 

However, we can observe, during this 30- year hiatus, a flame was kept alive and the good memories of all of those who had the opportunity of studying there and of being in an environment of cultural effervescence too.

 

Yes, IADE is back and is back to its activities without ever having forsaken them, as its traditional DNA of instigating, questioning and turning it into a meeting point of people living ideas and ideals.