Quem somos

instituto de arte e design
O iadê visa a relação entre a arte, o design, a indústria e tecnologia, por meio de aulas, ações culturais, palestras, debates, exposições, construir ferramentas didáticas e funcionais capazes de preparar profissionais elaborados ao contexto do mercado de trabalho. Graças à essa capacidade de nos apropriarmos de toda e qualquer tecnologia disponível, fomentamos o ideal de atividades como pesquisar, inventar e transformar, garantindo assim o ritmo evolutivo determinado pela disseminação das práticas culturais e de educação permanente.
 
Arte é, antes de tudo, uma instância humana capaz de criar, construir e aprimorar objetos e ideias. Assim o instituto se configura também como galeria, parte de um todo maior, tendo como sede a cidade de São Paulo. Tudo isso servirá de espaço físico e virtual para a discussão das questões contemporâneas que têm gerado tantas manifestações gráficas.
 
Quanto ao design, mais do que à imagem gráfica ou objeto físico que se queira produzir, referimo-nos ao projeto: processo que tem como uma de suas principais linguagens, a do desenho, que representa e expõe o resultado, determinando a funcionalidade e a forma diferenciada da imagem e do objeto pretendido.
 
Acreditamos na efervescência da cultura ampla e difundida pelas mais diversas formas. A expressão criativa se faz cada vez mais necessária na articulação do mundo profissional. Nos debruçamos ao envolvimento da inovação e as bases sólidas da história, considerando a velocidade das interações pelas redes de comunicação planetária jamais antes registrada na história da humanidade.
 
Ações institucionais devem analisar o nosso passado recente criando os instrumentos necessários para que as pessoas possam ter elementos substantivos diante da nossa realidade regida pela indústria da comunicação. Clarear, assim, quanto aos direitos de acesso às mais variadas dimensões do conhecimento prático e teórico em virtude da colaboração, transversalidade e a união das áreas criativas. Tem intuito de ampliar as conexões entre o mercado e a indústria, artes visuais e design, preceitos que a partir das atividades de criação e ensino promovem a diversidade de aptidões sobre domínios tecnológicos. A missão tem foco em fomentar os territórios do conhecimento crítico, científico e produção cultural. Propomos repensar sobre ao que se atribui valor na sociedade atual e o estímulo a uma intervenção analítica das realidades, não sendo a instituição um mero transmissor de fórmulas mecanizadas.
 
A atividade artística é uma ferramenta essencial e está em nosso DNA a busca por instigar, questionar e fazer dela um ponto de encontro entre vivências de ideais e ideias.

 

 

 

adriana-bianchi

DIRETORA

Adriana Nagel Bianchi, neta de Italo Bianchi, formada em Artes Plásticas pela Belas Artes de São Paulo, começou como escultora, trabalha em projetos culturais e na realização e produção de exposições de arte e design.
Cultural-Management

GESTÃO CULTURAL

Raphael Buongermino é bacharel em Direito e atua na área cultural. É diretor executivo e institucional com foco em pesquisa e estratégias transversais, também em atividades de captação de recursos públicos e privados para realização de projetos culturais de inovação, diversidade, gênero e economia criativa. Atua em curadorias e produções nacionais e internacionais de exposições artísticas. Esteve coordenador do Departamento de Educação / Memória e Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Conselho Consultivo

Powered by AZEXO